Buscar
  • Google

3 soluções para levar seu pequeno negócio para o mundo digital.

Fonte: Google / Christiane Silva Pinto, Jean Silva, Rodrigo Mendonça/Abril de 2021

80% das pessoas buscam na internet quando querem encontrar um negócio perto de onde estão1. Pensando nisso, e na imposição do distanciamento social em tempos de pandemia, a presença digital é a chave para alcançar clientes e conseguir resultados mesmo em momentos de crise.


Mas levar o seu negócio para o ambiente online não precisa ser trabalhoso ou dispendioso. 98% dos empreendimentos no Brasil são pequenas empresas2, e, para elas, existem soluções simples — e gratuitas, em alguns casos — para levar de vez o seu negócio para o mundo virtual. Abaixo, veja dois treinamentos do Google Academy que mostram ferramentas para implementar de maneira prática a digitalização da sua pequena empresa e conquistar cada vez mais clientes.


Neste treinamento, mostramos que o primeiro passo para garantir a presença online da sua micro, pequena ou média empresa é criar um perfil comercial no Google Meu Negócio.

A ferramenta é gratuita e coloca a sua empresa nos resultados das buscas – como, por exemplo, quando um usuário procura por um tipo de produto ou serviço na sua região pelo Google Maps.


Essa é a maneira mais simples e assertiva de controlar sua presença na busca do Google. Isso porque a plataforma funciona como uma ficha técnica da empresa, mostrando endereço, telefone, horário de funcionamento e outros dados importantes. Por isso, é essencial mantê-la o mais atualizada possível, sinalizando mudanças no horário de funcionamento e informações sobre feriados.


Para ir além e explorar toda a capacidade do Google Meu Negócio, uma dica da especialista é adicionar atributos. Assim, você informa os clientes sobre características específicas do seu negócio: se faz entregas em casa, se tem retirada na loja ou mesmo se é administrado por mulheres. Também é importante verificar o feedback dos usuários sobre seus produtos e serviços, para entender o que funciona bem e o que precisa de melhorias. Para ampliar a comunicação com os clientes, ative as mensagens e confirme o número de telefone.

Um outro recurso do Google Meu Negócio são as postagens, que podem ser usadas para criar ofertas, atualizar os clientes sobre o estoque e divulgar novos produtos e serviços. Se sua empresa ainda não tem um site, é possível criá-lo através do Google Meu Negócio de forma gratuita. São diversos templates para escolher, e tudo é feito de forma simples e intuitiva.


Além do Google Meu Negócio, a Loja Virtual e o Google Ads completam os três passos para promover o seu negócio no ambiente digital. Num momento em que a pandemia e o distanciamento social dificulta a visita dos clientes à loja física, oferecer produtos e serviços através do e-commerce é uma solução para manter o volume de vendas. Para isso, a Cielo Super Loja Virtual oferece maneiras simples de gerar vendas pela internet, em apenas alguns passos.

Se o Google Meu Negócio funciona como a fachada da sua empresa no mundo virtual, o Google Ads ajuda as pessoas a encontrá-la. A ferramenta faz a sua PME alcançar mais clientes, o que se traduz em mais vendas. E não é preciso ser um expert em marketing digital para criar um anúncio no Ads. Basta definir o valor do anúncio e quanto tempo ele vai ficar no ar.


A plataforma criada em parceria com a Cielo dispõe de uma opção que usa inteligência artificial para gerar opções de textos de anúncios; basta escolher a mais adequada e atraente.


Não se esqueça de sempre atualizar seu perfil nas plataformas digitais e responder os clientes que enviam mensagens. Além da presença virtual, uma comunicação direta e informações atualizadas são o caminho para expandir os negócios das pequenas empresas.



0 visualização0 comentário