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Como identificar os objetivos de marketing dos seus clientes

Fonte: Google / Fabiana Fregonesi, Edson Sousa Jr./maio de 2021

Uma pesquisa mostra: marcas e agências se veem de maneiras distintas.

Enquanto 86% das agências acreditam que a parceria agrega valor para seus clientes, apenas 55% dos clientes afirmam o mesmo.


Isso demonstra que as agências, de modo geral, ainda precisam entender melhor o negócio de seus clientes e seus objetivos de marketing para que a relação seja mais positiva para todos. A boa notícia é que isso pode ser feito através de conversas e perguntas estratégicas, que abordamos na sessão a seguir:


Um primeiro passo para estreitar a relação comercial é falar a língua do cliente.

Com um bom alinhamento, inclusive, a agência poderá ter uma melhor atuação e reputação no mercado, o que pode garantir crescimento no longo prazo. Afinal, dados apontam que as marcas querem aumentar o investimento de mídia nos próximos 12 a 24 meses, e que pretendem contar com parceiros para isso.




Como conhecer o seu cliente de forma prática? Recomendamos um passo a passo para descobrir o objetivo do negócio e o objetivo de marketing. Na sequência, basta analisar o objetivo de mídia e criar um plano condizente com os resultados que seu cliente busca.

Como identificar cada um dos objetivos? Nós ajudamos:


Objetivo de negócio?

São as metas do conselho e dos membros C-Level da empresa e refletem o que a empresa deseja alcançar. Exemplos: receita, volume e lucro.

Objetivos de marketing? São as estratégias de marketing para alcançar as metas da empresa.

Exemplos: vendas online, geração de leads e reconhecimento de marca.

Objetivos de mídia? São os objetivos esperados para cada mídia ou plataforma. Exemplos: alcance, engajamento ou retorno.


Objetivos de campanha?

São os KPIs sobre o sucesso de uma campanha, que devem sempre ser mensurados. Exemplos: visitas ao site, taxa de visualização e CPA.

Tenha em mente que perguntas do tipo “como” e “por que” são recomendadas nesse processo.


Fazer uma análise prévia na conta do Google ADS do cliente também é uma ação acertada. Com a ferramenta, é possível realizar cotações e observar se as visitas à loja estão registradas na conta, e mais.


Com as respostas, sua agência verá que os objetivos de marketing dos anunciantes se encaixam em cinco categorias – cada uma com boas práticas de anúncios a serem seguidas. São eles:


Em todos os casos, ter KPIs (Key Performance Indicators) é recomendado. Baixe o fluxograma com as melhores ações para cada um dos objetivos.


E como lidar com objeções?

É frequente que os clientes não estejam, em um primeiro momento, de acordo com as recomendações acerca das estratégias de mídia definidas. Mostrar os melhores caminhos e as mudanças de comportamento do consumidor, contudo, é parte fundamental do trabalho de agências, que devem sempre estar por dentro das novidades do mercado.


Aqui, a chave para resolução dos conflitos é investir em um bom relacionamento para ter acesso às informações e ganhar confiança. Propor a assinatura de um termo de confidencialidade, por exemplo, costuma ser eficaz para o caso de marcas receosas em compartilhar as informações que são parte da estratégia da empresa.





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