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Quatro maneiras de usar a IA para impulsionar a criatividade na publicidade digital.

As ferramentas compatíveis com IA cada vez mais fazem o trabalho pesado para que as marcas dediquem todos os esforços para a criação e experimentação criativa.

Fonte: Facebook

Geralmente, a IA é vista como uma ferramenta muito eficiente e ideal para automatizar tarefas e organizar dados, mas não como um recurso para expandir a criatividade.


No entanto, para as marcas criativas e inovadoras que buscam novas maneiras de se conectar com o público, a IA está se tornando uma ferramenta incrível para expandir as barreiras da expressão artística, desvendar novas formas de comunicação nas empresas e explorar novas possibilidades publicitárias e de marketing.


A Pencil, uma startup com sede em Singapura e que foi destaque em um relatório do Facebook IQ sobre IA criativa, está trazendo à tona essa visão. Ela oferece às marcas um conjunto poderoso de produtos compatíveis com IA capazes de criar automaticamente o texto do anúncio, editar o vídeo e preparar ativos de marketing em poucos minutos. Em uma parceria com a Creative Shop da Meta, o Facebook IQ trabalhou com a Pencil para identificar os quatro principais exemplos de casos de uso da IA criativa na publicidade digital: esclarecimento, geração, ampliação e conexão.


Esclarecimento

Grandes conjuntos de dados exigem análises complexas para revelar os insights ocultos nos números. Ao analisar os dados de anúncios para saber mais sobre fatores como o desempenho do criativo e o comportamento do consumidor, as ferramentas de IA podem avaliar rapidamente o sucesso em potencial do anúncio e dar sugestões sobre a próxima grande ideia criativa.


Com a IA criativa, a Angela Caglia, uma marca de produtos de cuidados com a pele sediada na Califórnia, conseguiu analisar 22 semanas de dados dos seus anúncios do Facebook, a fim de obter uma compreensão melhor sobre o desempenho deles e a forma como eles se conectam com as pessoas. Isso incluiu uma visão aprofundada sobre a segmentação de consumidores, o desempenho do criativo e o comportamento do consumidor online.


Em seguida, a IA ajudou a identificar os tipos de ativos e até sugeriu um texto de anúncio que poderia gerar melhores resultados com os consumidores-alvo. Com a combinação das recomendações da IA e da intuição criativa da marca, a Angela Caglia conseguiu tomar uma decisão mais embasada sobre quais anúncios veicular.


Geração

A IA pode utilizar uma ideia existente e gerar novas combinações ou iterações sobre o mesmo tema. Por mais que as sugestões oferecidas pela IA nem sempre sejam as ideais para o momento, elas podem oferecer inspiração ou servir de modelo para novas ideias criativas, agilizando o processo criativo e proporcionando uma nova ferramenta poderosa para a geração de anúncios.


Quando a New Skills Academy, uma plataforma de educação online sediada no Reino Unido, precisava desenvolver diversos anúncios inovadores para atrair o público para um novo curso sobre criptomoeda, ela encontrou a solução com a IA criativa. Com a contribuição de 26 linhas de texto de anúncio selecionadas por humanos, a IA ajudou a gerar um amplo conjunto de recomendações de texto. Em uma hora, a equipe da New Skills Academy conseguiu produzir seis novos anúncios sobre o curso de criptomoeda nos cinco formatos de tamanho padrão.


Jamie Morgan, gerente de marketing digital da New Skills Academy, disse que a empresa já enfrentou muitos desafios para criar conteúdo de vídeo de qualidade para as redes sociais. Porém, com a ajuda da IA criativa, foi fácil gerar vídeos atrativos em um processo de aprendizado divertido da ferramenta. "Vimos resultados positivos em praticamente todas as campanhas em que usamos vídeos da Pencil", disse Jamie. "Com essa ferramenta, você pode se tornar uma pessoa relativamente criativa, mesmo que nunca tenha contado com essa habilidade."


Ampliação

Por vezes, o desafio não é saber como gerar uma ideia criativa, mas sim como dar vida a ela e tornar o conteúdo acessível. É aí que entram as ampliações impulsionadas por IA. As ampliações podem ajudar a fortalecer as ideias criativas e torná-las mais pessoais e impactantes por meio da personalização, da localização e do aprimoramento.


Isso se aplica principalmente a empresas com recursos de produção limitados, permitindo que elas invistam mais tempo na criação e na experimentação criativa e deixem o trabalho pesado de produção para a IA.

Com a IA criativa, a Round Barn Labs, uma agência de marketing de crescimento sediada no Texas, aumentou em três vezes a criação e os testes de conteúdo criativo, com um crescimento significativo na taxa de cliques. Trabalhando somente com poucos novos ativos carregados periodicamente pela equipe, o software de IA conseguiu gerar rapidamente anúncios que tivessem uma aparência diferente e, o mais importante, que gerassem bons resultados com o público.


Conexão

É essencial fazer a conexão entre as ideias criativas e o público certo, mas nem sempre essa tarefa é fácil. A IA criativa oferece perspectiva, nuance e especificidade únicas para encontrar a mensagem ideal para o público certo.


A Lyka, uma empresa australiana de assinaturas de ração para animais de estimação, pôde comprovar isso em primeira mão. A empresa utilizava as palavras "ingredientes" e "saúde" para divulgar as rações caninas. Com base nos dados de desempenho, a IA propôs sugestões diferentes, como o uso da frase "Você precisa provar", que a equipe da Lyka achou muito boba e inviável. Até eles decidirem usá-la.


O texto era bastante específico, mas foi perfeito para o público seleto da Lyka. Usar o termo "provar" nos textos dos anúncios rapidamente se tornou a ideia mais bem-sucedida da Lyka, gerando resultados mais eficientes de conversões e maior retorno sobre o investimento em publicidade.



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