top of page
Buscar
  • Google

Suas campanhas de vídeo exploram todo o potencial do YouTube?

Fonte: Google

Segundo maior buscador da internet, o YouTube é essencial nas nossas vidas.

Seja para procurar informações, seja para buscar entretenimento, é lá que aprendemos novas habilidades, entendemos melhor diversos assuntos, rimos e nos emocionamos.


E é na plataforma também que temos contato com novos produtos e serviços. Os números indicam: 9 entre 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube.


Com suas múltiplas possibilidades criativas e diferentes soluções de mensuração, o YouTube se tornou também um poderoso aliado para campanhas full funel, procurando promover mais de um objetivo de marketing da sua marca ou empresa. E como fazer isso?


Um breve panorama

As compras estão cada vez menos lineares. Entre o gatilho de compra e a sua finalização, há o chamado meio do caminho confuso. É nele que acontecem a exploração e a avaliação dos usuários – e essa experiência será determinante para a realização de uma compra.


Pensando nesse meio do caminho confuso, o uso de uma estratégia Single-MO (objetivo de marketing único) pode não ser tão eficiente. Por exemplo: uma marca que destina todo seu orçamento de campanha para trazer o máximo de leads provavelmente não está olhando para quem ainda precisa de mais estímulos antes de convertê-los. Por outro lado, uma campanha que foca totalmente em alcance desconsidera a briga mais acirrada entre os concorrentes no fim da jornada de compra e pode ficar para trás na decisão do consumidor.


As estratégias de Single-MO, no entanto, não usam todo o potencial do YouTube para conversar com as pessoas em diferentes momentos de compra. Por isso, os chamados cross-MOs (objetivos de marketing cruzados) podem acontecer simultaneamente em uma mesma campanha.


Com um planejamento de comunicação bem-elaborado, que contenha mensagens e criativos alinhados com os objetivos que se deseja atingir e uma compra de mídia acertada, você pode promover o awareness para quem não conhece a marca, a consideração, ao mesmo tempo que gera leads a partir das audiências mais propensas.


Abaixo, mostramos exemplos de campanhas que souberam usar todo o potencial do YouTube para conquistar diferentes objetivos de marketing.


Quinto Andar: ampliando o território

O Quinto Andar, maior plataforma de moradia da América Latina, tinha um desafio: aumentar sua presença e relevância tanto com proprietários de imóveis quanto com possíveis inquilinos.


Um desafio abrangente como esse está relacionado a diversos objetivos de negócios, mas alinhado com a missão da empresa de ajudar as pessoas a viver melhor por meio de uma experiência de moradia descomplicada, transparente e acessível.


Brasil afora, muitos ainda precisavam ser apresentados ao Quinto Andar, enquanto outros só precisavam de um empurrão final para usar a plataforma. E a campanha precisava acompanhar essa diversidade de estágios entre os consumidores para tirar o máximo potencial do orçamento.


A partir das buscas no Google, e alinhado com os objetivos de negócio da empresa, identificamos em quais cidades a marca precisava se apresentar de forma mais forte, e em quais tinha que ser até agressiva em relação aos concorrentes estabelecidos – e onde ainda tinha que defender sua posição de liderança. E como fazer isso em uma mesma campanha destinada ao território nacional?


A parceria com o YouTube possibilitou que cada grupo de cidades tivesse um plano de mídia que equilibrasse atuações diferentes dependendo do momento das pessoas. Isso é eficiência de mídia e traz mais eficácia nos resultados com inovação para extrair o que há de melhor na utilização de um vídeo digital hoje.

Samsung: movimentar para expandir

Outra campanha que mostra a versatilidade do YouTube para conquistar objetivos de marketing é o case de Samsung. A gigante sul-coreana tinha como missão impulsionar a venda da nova linha de smartphones Galaxy A Samsung.


Como fazer isso?

São muitas as possibilidades de experimentação dentro do YouTube. Com ajuda da metodologia do Databranding, procuramos otimizar uma campanha com foco na geração da intenção de compra. Um enorme desafio tendo em vista o cenário competitivo de celulares.


Depois de um primeiro ciclo base de testes com um determinado asset, usamos o segundo ciclo para adicionar uma maior diversidade de criativos otimizados para o final do funil. No terceiro ciclo, definimos uma estratégia de audiências mais propensas a comprar o smartphone. E, por fim, no quarto ciclo, sofisticamos o mix de formatos, o que rendeu uma queda expressiva no CPLU, o custo para influenciar usuários.


O projeto usou o mindset de performance para a construção de marca com resultados de sucesso. Veja o que diz Juliano Fortini, Head de Digital, CRM & Data da Samsung, sobre esta estratégia.


Caminhos novos para mais resultados

Com uma audiência de 113 milhões de espectadores 18+ por mês,2 o YouTube vai além da entrega massiva a baixo custo (se comparado com mídias tradicionais). A plataforma imersiva também tem o poder de compartilhamento de uma rede social, em que as pessoas dedicam atenção e demonstram a sua intenção. E mais: os formatos e algoritmos do YouTube otimizam cada objetivo de marketing, com soluções de teste e mensuração que ajudam as marcas a criar campanhas mais eficientes e relevantes. Gostou? Agora, basta começar.



1 visualização0 comentário
bottom of page