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  • Mauro Matuck

E-commerce no Brasil: conheça os principais dados, o market share e as principais estatísticas.

Fonte: Blog Conversion

A nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil traz dados de acessos

a partir de aplicativos e dados demográficos de distribuição de Share of Search

pelo país. Confira os principais destaques e análises do mês.


Em julho, o comércio eletrônico brasileiro teve alta de 5,29%, impulsionado pelos segmentos de Turismo (+14,3%), Cosméticos (+11,9%) e Varejo (+6,3%), que é composto de marketplaces e magazines. Os acessos via aplicativos que vinham crescendo fortemente nos últimos meses, por outro lado, tiveram alta de apenas 1,53% em comparação ao mês anterior.


Sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgado mensalmente pela Conversion, agência de SEO (Search Engine Optimization).


O estudo também aponta as marcas mais lembradas em cada um dos segmentos, utilizando a metodologia de Share of Search, que é preditiva em relação ao market share, ou seja, aponta a tendência de participação de mercado de cada loja. As marcas com maior Share of Search são Amazon (59%, setor Importados), Petz (44%, setor Pet) e Stanley (42%, setor Presentes & Flores).


“No último mês, o varejo brasileiro como um todo voltou a um cenário de mais otimismo com crescimento nas lojas físicas e também no e-commerce brasileiro, demonstrando uma retomada da economia”, analisa Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion. “A alta do segmento de varejo chegou a 6,3% no último mês, um ponto percentual acima da média nacional, o que é extremamente positivo”, conclui Ivo.


Os dados são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, agência

de Search Engine Optimization (SEO), que traz as principais análises sobre

o cenário do comércio eletrônico brasileiro todos os meses.


Em julho, mais de 74% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares.

Trata-se de uma tendência cada vez mais forte, especialmente com a expansão da internet rápida e móvel para todos os brasileiros. Do total de acessos, 20,8% vêm de aplicativos, 52,8% de acesso a site via celular e apenas 26,4% de desktop.


O setor de produtos infantis é o preferido para ser acessado pelo celular, com 82% do total de acessos. Já o setor de Comidas & Bebidas tem apenas 29% dos acessos por dispositivos móveis.


Os aplicativos mais acessados são Shopee (132 milhões de acessos), Mercado Livre (77 milhões) e iFood (50 milhões). Os dados de apps referem-se apenas ao sistema operacional Android.


Ranking e Market Share dos 10 maiores e-commerces do Brasil

O Relatório Setores do E-commerce no Brasil apresenta, mensalmente, o ranking dos principais e-commerces do país. Esse ranking está dividido em um geral e outro para cada uma das 18 categorias. O percentual se refere apenas aos 10 principais players e representa a audiência desses sites.


Também disponibilizamos a lista dos maiores e-commerce de importados em nosso


Share of Search e as marcas com maior participação de mercado (market share)

A métrica do Share of Search é a parcela de busca de uma marca dentro da categoria de consumo em que ela atua. A fórmula para calcular o Share of Search é dividir o volume de buscas por uma marca pelo volume total de buscas de todas as marcas daquele segmento.


O fato importante sobre ela é que a parcela de buscas é preditiva em relação ao market share, conforme demonstrou estudo de Les Binet.

Em nosso estudo, analisamos o Share of Search de todos os principais setores do e-commerce brasileiro. Neste aspecto, também houve troca de posições.

Apesar de mecanismos de busca serem a fonte de tráfego mais importante, deve haver um complemento entre orgânico e pago

A participação em nosso relatório e rankings é feita a partir do volume estimado de audiência dos sites, conforme metodologia que apresentamos.

A audiência, por sua vez, é composta de canais de tráfegos que enviam visitantes para cada e-commerce. A principal forma de entrada é o chamado Direto, que é geralmente quando a pessoa digita o endereço da loja, e soma 44,7%.


Logo em seguida, o tráfego de busca orgânica (25,9%) e paga (18,3%) vêm respectivamente na segunda e terceira posição. Podemos dizer que as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Inclusive, nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental.


E, acima de tudo, o importante é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o seu visitante queira gastar tempo navegando em seu site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Este é, aliás, o princípio do SEO Experience, a nova geração de otimização de sites.


Além de tráfego e boa experiência, é importante ter um mix de produtos robusto em seu nicho, precificação competitiva, frete rápido e ser uma marca amada pelos consumidores.


Fácil? Certamente não, mas a oportunidade está aberta a todos!



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